W3 Contabilidade

Alvarás para Comércio em Vitória-ES: Como emitir

Os últimos três anos apresentaram diversos desafios para a economia brasileira, em especial, para o setor do comércio. Antes da pandemia de covid-19 em 2020, o setor ainda se recuperava de uma grave recessão. 

Felizmente, os prognósticos estão mudando e em 2022 o setor avançou em 1%, frente a média de 1,2% dos últimos três anos. Não à toa, o setor criou cerca de 350 mil vagas formais de emprego, perdendo apenas para o setor de serviços, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ou seja, esse é um bom momento para que empresários invistam na abertura de empresas do setor. Com o quarto maior IDH do país segundo o IBGE, a cidade de Vitória-ES se coloca como um excelente local para isso.

Entretanto, é preciso que esses empresários estejam atentos, visto que o processo de formalização empresarial envolve uma série de trâmites importantes, dentre eles a emissão de alvarás para comércio em Vitória-ES.

Sendo assim, é preciso que esses profissionais conheçam a respeito desses documentos para poderem fazer a sua emissão e não ter problemas com os órgãos regulamentadores. 

Pensando nisso, nossos profissionais prepararam esse artigo para que você entenda mais sobre os alvarás para comércio em Vitória-ES

Tenha uma boa leitura!

Quais são os primeiros passos para abrir um comércio em Vitória-ES?

Antes de entender como emitir alvarás para comércio em Vitória-ES, é preciso saber os primeiros passos para abrir uma empresa.

Tudo começa com uma consulta de viabilidade que irá indicar se as atividades, o local e o nome da empresa fazem sentido de estar onde estão. Além disso, também é necessário emitir um contrato social, que deverá ser registrado na Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES).

No contrato social também estará contido a sua natureza jurídica, que irá definir como será a estrutura societária do negócio. O seu comércio também precisará se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). 

Além disso, também será preciso emitir alvarás para comércio em Vitória-ES para de fato estar apto a começar suas operações. Por fim, também será necessário escolher um regime tributário que irá definir como será feito o recolhimento de tributos na empresa. 

Vale ressaltar que para abrir um comércio, o suporte de uma contabilidade é fundamental para te ajudar nesses processos. 

Para saber mais como abrir um comércio, confira: Abertura de empresas em Vitória-ES: conheça as soluções da W3 Contabilidade.

Como emitir alvarás para comércio em Vitória-ES?

Como dito anteriormente, mesmo completando os passos jurídicos de abrir uma empresa, é preciso emitir alvarás e licenças para comércio em Vitória-ES

Sendo assim, veja a seguir quais são esses documentos e como emiti-los. 

Veja a seguir:

Alvará de funcionamento

Para que você possa colocar o seu negócio em operação, o primeiro documento necessário será o alvará de funcionamento, sem ele você não poderá abrir o seu negócio.

Esse é um dos alvarás para comércio em Vitória-ES mais importantes, por atestar que a sua empresa está segundo os critérios para exercer a sua atividade naquele local.

Ele é obrigatório não apenas para comércios, mas também para:

  • Indústrias;
  • Setor agrícola;
  • Sociedades;
  • Associações;
  • Instituições;
  • Prestadores de Serviços.

Ele é emitido pela Prefeitura de Vitória-ES, e para sua emissão é preciso emitir um boleto pelo site da Prefeitura, e fazer a entrega dos documentos na sala do Alvará Mais Fácil. Após a inspeção, caso sua empresa esteja apta, você poderá baixar a licença pela internet.

Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros

Além disso, outro alvará importante será o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, ou alvará do Corpo de Bombeiros. 

Esse documento visa garantir que a empresa cumpre com as normas de segurança. São poucas as exceções que não precisam desse documento para funcionar. 

A legislação muda de estado para estado. Para retirar esse documento em Vitória-ES, você precisará cadastrar o imóvel da sua empresa no Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT). Depois, é preciso emitir uma guia de pagamento, também sendo preciso informar uma série de informações sobre proteção contra incêndio e pânico. 

E após isso, será possível solicitar a vistoria, onde o valor varia conforme os m² do imóvel. 

Alvará de licença sanitária

Caso o seu comércio esteja no ramo da alimentação será necessário emitir um alvará da licença sanitária.

Ele é obrigatório para qualquer estabelecimento que possa oferecer risco à saúde de alguma forma. Logo, ao ter esse alvará para comércio em Vitória-ES, você garante que o seu estabelecimento funciona segundo a legislação de saúde e higiene.

A licença é emitida a partir de uma verificação e poderá ser feita tanto pela Secretária Municipal de Saúde, quanto pela Secretaria do Estado da Saúde a depender da complexidade da avaliação.

Esses são os principais alvarás para comércio em Vitória-ES. Entretanto, existem uma série de outros registros e licenças para a empresa poder funcionar adequadamente. Para saber mais sobre eles e formalizar sua empresa com assertividade, o suporte de uma contabilidade é fundamental. 

Conte com o auxílio da W3 Contabilidade!

Se você está em busca de abrir uma empresa na capital capixaba, conte com o suporte especializado da W3 Contabilidade

Somos uma empresa de contabilidade com mais de 35 anos oferecendo serviços com excelência. Em todo esse tempo de mercado, oferecemos as melhores tecnologias para nossos clientes, porém, não queremos deixar de lado um atendimento 100% humanizado. 

Entre em contato e saiba mais sobre nossa empresa! 

Achou o conteúdo interessante? Acesse nosso blog

Leia também: Regularização de empresas em Vitória-ES: entenda a importância e como fazer.

https://w3contabilidade.com.br/contato/