Skip to content

Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?

analise-de-indicadores-financeiros

Todo empresário sabe que o seu cotidiano envolve uma série de tomada de decisões que podem afetar diretamente o futuro do empreendimento. 

Isso vale para todos os aspectos que envolvem a abertura da empresa. Seja no momento da contratação ou demissão, ou até mesmo na hora de se pensar na expansão do negócio. 

Assim, toda decisão afetará o financeiro do empreendimento, seja de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, é importante que o gestor tenha ferramentas que permitam uma análise profunda do financeiro da empresa, de modo a evitar prejuízos. 

Nesse caso, o estabelecimento de indicadores financeiros é fundamental para garantir que a empresa possa tomar decisões assertivas e que irão ajudar no seu crescimento. 

Por isso, para entender melhor sobre esse importante aspecto da sua empresa, leia esse texto com atenção.

Tenha uma boa leitura!

O que são indicadores financeiros?

Antes de entender o seu papel dentro da empresa, é preciso conhecer mais a respeito do conceito de indicadores financeiros. Eles se constituem como uma série métricas que tem como objetivo avaliar o desempenho da empresa em diversos aspectos financeiros. 

Esses indicadores também são chamados como Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho, ou KPIs).  A partir de sua análise você tem noção do que é necessário para alcançar os seus objetivos, tudo isso a partir de dados coletados e analisados de forma extremamente precisa. 

Assim, ter essas análises permite que o seu empreendimento tome decisões que a levem para um caminho de sucesso. 

Logo, com o estabelecimento de indicadores financeiros adequados para os seus objetivos, você saberá se a decisão terá um resultado positivo ou negativo, e se será possível cobrir todos os seus custos, e ainda gerar o lucro necessário.

Continue a leitura: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?.

Quais são os principais indicadores financeiros?

É comum pensar que para chegar ao lucro da empresa, basta apenas somar a receita bruta e descontar os custos, porém não é isso que acontece. Para isso, devem ser feitos cálculos mais completos e complexos. 

Apenas esses indicadores financeiros conseguirão mostrar como está o seu negócio de fato. Algumas avaliações necessárias, são:

  • Lucratividade;
  • Rentabilidade;
  • Estrutura de capital;
  • Liquidez;
  • Atividade.

Esses elementos, têm objetivos diferentes, e juntos conseguem mostrar um panorama real de como anda o seu negócio dentro de muitos parâmetros importantes. 

Assim, é preciso conhecer os principais indicadores financeiros para fazer as análises que irão melhorar o processo de tomada de decisão da sua empresa. Veja a seguir:

Margem de lucro

Esse talvez seja um dos indicadores financeiros mais importantes para um negócio. Ele aponta o quanto o empreendedor deseja lucrar por cada venda de produto ou serviço. 

Esse é um ponto muito importante, pois afeta diretamente a precificação do seu produto ou serviço, uma vez que ela garante que o preço dos produtos cubra os seus custos.

Para a margem de lucro líquida você deve usar a fórmula: 

  • Margem bruta=lucro bruto/Receita líquida x 100

Já para a margem líquida: 

  • Margem líquida=Lucro líquido/receita líquida x 100.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Outro indicador financeiro importante é o Retorno sobre Investimento. Ele é importante pois indica o quanto de capital a sua empresa está gerando a partir de um investimento. 

Logo, ele é feito para analisar se campanhas de marketing, publicidade, e eventos estão funcionando em sua empresa. 

Assim, ao conhecer os dados que esse investimento oferece, será possível saber quais ações desse tipo têm o potencial de gerar algum retorno positivo para o seu negócio. 

Para saber se o ROI foi mais que o investimento inicial é: 

  • ROI= (Ganho obtido – Valor do investimento) / valor do investimento

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio também se coloca como um dos indicadores financeiros mais importantes para o negócio. Ele é fundamental para a saúde financeira da empresa. Isso porque, o ponto de equilíbrio acontece quando a receita é igual ao valor de todos os custos e despesas. 

Apesar de ser uma coisa positiva, pois indica que a empresa não está no vermelho, o ideal é que o financeiro chegue no azul. Ou seja, fazer com que a receita seja maior do que as despesas. A fórmula para o cálculo é:

  • Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / margem de contribuição

Como você pôde observar, esses são importantes indicadores financeiros para o seu negócio, mas não são os únicos. Existem outros indicadores, como:

  • EBITDA;
  • Ticket Médio;
  • Índice de cobertura de juros;
  • Liquidez corrente
  • Ticket médio;
  • Giro de estoque.

Assim, a análise desses indicadores financeiros possibilita uma visão ampla de como está o seu negócio, de modo a permitir que se saiba quais ações tomar e quais evitar para alcançar o sucesso. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com o suporte da W3 Contabilidade!

É indispensável que você saiba fazer a análise dos indicadores financeiros da empresa. No entanto, não é preciso fazer esse processo sozinho, com o suporte de uma contabilidade, você garante a precisão das informações. 

Por isso, conheça a W3 Contabilidade, somos uma contabilidade de Vitória-ES que está há mais de 35 anos oferecendo serviços de qualidade. Utilizamos muita tecnologia, mas sem deixar de lado o atendimento personalizado e humanizado. 

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Acesse nosso blog para ler mais textos como esse, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Leia mais: Encargos trabalhistas: quanto custa um funcionário?.