Skip to content

CNPJ para Médicos: conheça as vantagens em optar pela abertura

cnpj-para-medicos

Segundo dados da Demografia Médica no país, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina, são mais de 357 escolas de medicina, que oferecem ao todo cerca de 37,8 mil vagas. Para fins de comparação, há 20 anos, eram apenas 11,5 mil vagas. 

Nesse contexto, diversos profissionais são formados todos os anos, e isso faz com que o mercado seja sempre muito disputado. Assim, muitos profissionais acabam optando por atuar como CNPJ, em detrimento a serem contratados por clínicas ou hospitais. 

Essa é uma forma de exercício da atividade médica que possui diversas vantagens para quem escolhe trabalhar dessa forma. Por essa razão, para que você entenda as vantagens em optar pela abertura de um CNPJ para médicos, preparamos esse artigo para você. 

Qual a melhor forma de atuação para médico?

Para entender os benefícios de abrir um CNPJ para médicos, antes, é preciso entender como um médico pode exercer a sua profissão e ainda ter os seus direitos assegurados. 

O médico é um profissional liberal, que consiste em indivíduos, com uma formação técnica  regulamentada por um conselho profissional, que podem trabalhar sem ter vínculo empregatício com as empresas. Assim, médicos atuam de três maneiras distintas: 

  • CLT;
  • Autônomo;
  • CNPJ.

Atuando como CLT, o médico é contratado como funcionário de um hospital, consultório ou clínica médica. E, apesar de ter toda a sua tributação descontada diretamente do seu holerite, ele tem que cumprir uma carga horário rígida, o que é uma grande desvantagem. 

Dessa forma, a maioria dos profissionais atua como autônomo ou abrindo um CNPJ para médicos. Confira mais detalhes sobre essas modalidades.

Autônomo

Trabalhando como autônomo, o médico realiza a prestação de serviços a partir de sua pessoa física, sem configurar vínculo empregatício com seu contratante. 

No entanto, essa modalidade apresenta uma grande desvantagem, a sua tributação. Por se tratar de pessoa física, todo o recolhimento deve ser feito pela contratante, a partir do Recibo de Pagamento do Autônomo (RPA), que recolhe:

  • Instituto Nacional do Seguro Social – INSS: com alíquota de 11%;
  • Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF: que pode chegar a 27,5%.

Dessa forma, a principal vantagem da abertura de um CNPJ para médicos é a possibilidade de uma tributação menor e mais vantajosa.

CNPJ

A abertura de CNPJ para médicos é comum tanto para profissionais que desejam abrir a sua própria empresa quanto para aqueles que desejam apenas usufruir dos benefícios de uma tributação mais vantajosa, mas continuar prestando serviços de forma individual para outras empresas.

Ao abrir um CNPJ para médicos, será preciso escolher um regime tributário para obter muitos benefícios no que diz respeito à sua tributação. 

Como, por exemplo, ao escolher o Simples Nacional, você paga todos os seus impostos por meio de uma guia única de pagamento, com uma alíquota de 6% do seu faturamento.

Isso pode trazer uma grande economia para o profissional médico, que pode utilizar a economia tributária trazida por essa forma de atuação para investir no seu negócio ou para ter mais lucro. Além disso, outros benefícios de ser um médico PJ são:

  • Maiores oportunidades para plantões;
  • Rotina flexível;
  • Aumento na receita;
  • Suporte de uma contabilidade para lidar com a manutenção da pessoa jurídica;
  • Possibilidade de emissão de notas fiscais.

Agora que você já sabe as principais vantagens de se optar pela abertura de um CNPJ para Médicos, veja a seguir quais passos tomar para se constituir como pessoa jurídica. 

Continue a leitura: CNAE para serviços médicos: o que é e como definir?

Como abrir um CNPJ para médicos?

Como foi falado anteriormente, a abertura de CNPJ para médicos, além de possibilitar uma grande economia em tributos, também faz com que seja possível contar com uma empresa de contabilidade para lhe auxiliar nos trâmites burocráticos.

Nesse contexto, a abertura de um CNPJ médico deve ser feita a partir de alguns passos principais. São eles:

Escolha da natureza jurídica

O primeiro ponto para abrir uma empresa é a escolha da natureza jurídica, que, de maneira geral, estabelece como uma empresa se coloca perante as leis e quais obrigações deve cumprir. 

Ao escolher a natureza jurídica, é preciso redigir o contrato social e, no caso de médicos, é necessário registrá-lo em um cartório de registro civil. 

Com o contrato social registrado, é possível emitir o CNPJ para médicos online por meio do Portal Redesim. 

Escolha do regime tributário

Como foi falado anteriormente, um dos maiores benefícios do CNPJ para médicos é a tributação diferenciada devido à escolha do regime tributário, que é o que define como é feito o recolhimento de tributos. 

Com isso, será possível escolher entre: 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Assim, você terá o regime ideal para sua atuação, podendo reduzir consideravelmente a carga tributária que incide em sua empresa.

Inscrições e Autorizações

Por fim, uma contabilidade também te auxiliará em todo o processo de legalização da empresa, de modo a te auxiliar com uma série de registro e autorizações para pode atuar com o seu CNPJ médico, como:

  • Registro Municipal para emissão de nota fiscal;
  • Registros Federais;
  • Autorização do Corpo de Bombeiros;
  • Autorização da vigilância sanitária;
  • Cadastro no CNES.

Agora que você já sabe os benefícios de abrir um CNPJ para médicos, saiba que todo o processo é simplificado ao ter uma contabilidade de confiança ao seu lado. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conheça a W3 Contabilidade!

Deseja constituir um CNPJ para médicos e não sabe como? Conte com o auxílio da W3 Contabilidade!

Somos uma empresa com 35 anos de experiência no mercado contábil. Com isso, possuímos a expertise necessária para auxiliar no sucesso do seu negócio a partir da formalização da sua prestação de serviços.

Além disso, somos especializados em Contabilidade para área médica, fazendo com que você tenha diversas soluções personalizadas para suas demandas. 

Entre em contato e converse conosco! 

Gostou do conteúdo e deseja ler mais? Acesse nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Leia mais: Marketing médico: como divulgar os serviços da sua clínica?