Skip to content

Contabilidade para psicólogos: saiba como abrir uma empresa (CNPJ)

contabilidade para psicólogos

O psicólogo é um profissional que cumpre um papel de extrema importância na sociedade, no que diz respeito ao bem estar da população.

Grande parte dos trabalhadores dessa categoria trabalham sem vínculo empregatício, sendo donos do próprio negócio. Psicólogos podem fazer isso tanto como autônomos (por meio do seu CPF), ou podem abrir uma empresa (criando um CNPJ).

Ainda que seja um processo trabalhoso, formalizar seu empreendimento é extremamente vantajoso, e contar com uma contabilidade para psicólogos torna tudo mais fácil.

Você é psicólogo e quer saber como abrir uma empresa? Quer conhecer as vantagens de criar um CNPJ? Neste artigo vamos explicar isso e muito mais.

Leia com atenção e saiba mais sobre a importância de contar com uma contabilidade para psicólogos no processo de abertura de um consultório!

Tenha uma boa leitura!

O que é a contabilidade para psicólogos?

A contabilidade para psicólogos é uma especialidade de alguns contadores profissionais, que sabem exatamente como resolver as demandas mais comuns de clientes da área da psicologia.

Como grande parte dos profissionais liberais que têm o próprio negócio, os psicólogos acabam recorrendo à assistência de uma contabilidade para simplificar a sua gestão tributária, registro de rendimentos, fluxo de caixa, folhas de pagamento e o cuidado com as finanças em geral.

Mas a contabilidade especializada para psicólogos pode ir muito além disso. Um contador que domina essa área da saúde também pode prestar assistência no processo de abertura da empresa, bem como oferecer apoio estratégico em outros aspectos do condicionamento e da expansão da sua clínica.

Um consultório de psicologia é, antes de mais nada, um empreendimento. Para que se obtenha sucesso financeiro, é preciso criar um plano de negócios, um planejamento financeiro, e adotar estratégias de precificação e marketing.

Por isso, o passo ideal para gerar resultados positivos rapidamente após abrir a sua empresa é buscar o auxílio de uma contabilidade para psicólogos.

Qual é a importância de uma contabilidade para psicólogos?

Um psicólogo, seja ele formalizado com CNPJ ou que trabalha como autônomo, deve dar muita atenção aos seus pacientes e realizar um número relativamente alto de consultas todo mês para conseguir se sustentar e arcar com todas as despesas do seu consultório.

Para que seja possível dar a devida atenção aos seus clientes e à prática do atendimento psicológico, o ideal é deixar os aspectos financeiros, contábeis e tributários nas mãos de um profissional mais habilitado e experiente, certo? É aí que se nota a importância da contabilidade para psicólogos.

Com o apoio de uma contabilidade, você consegue emitir relatórios, analisar balanços financeiros, controlar o fluxo de caixa e verificar estratégias de divulgação e expansão ao lado de alguém que entende do assunto. Um contador que conhece a sua área de atuação sabe fazer isso ainda melhor.

Leia também: Análise tributária: a importância do planejamento tributário para psicólogos.

Como abrir uma empresa para psicólogos?

Defina uma natureza jurídica

O primeiro passo para que um psicólogo possa abrir uma empresa é definir a natureza jurídica em que seu negócio estará firmado. Para isso, é preciso escolher se você irá empreender sozinho ou se terá parceria de um sócio. Confira as naturezas jurídicas disponíveis:

  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Simples Limitada;
  • Sociedade Limitada Empresarial (Ltda).

De modo geral, a SLU tem sido a opção mais buscada por profissionais da psicologia, já que permite ser sócio único e protege os bens do empresário em caso de endividamento. Para quem quer ter um parceiro de negócios, a Ltda é mais vantajosa, pois também conta com a proteção de bens e não depende que todos os sócios sejam psicólogos.

Crie um contrato social

Após avaliar qual o melhor tipo societário para o seu consultório com apoio de uma contabilidade, é hora de escrever o contrato social. Neste documento são estabelecidas todas as informações essenciais da sua empresa.

Com auxílio de um contador para redigir esse documento, é preciso registrá-lo na Junta Comercial do seu estado (EI, SLU e Ltda) ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas (Sociedade Simples Limitada). Mais uma vez, a contabilidade para psicólogos pode assegurar que a aprovação ocorra, já que esse profissional conhece os requisitos necessários para que haja a aprovação da Junta.

Abra um CNPJ

Agora que você já tem um contrato social, é hora de abrir um CNPJ no Portal Redesim, no site do Governo Federal. Preencha o Documento Básico de Entrada (DBE) e aguarde a aprovação.

Cabe mencionar que, com o apoio de um contador, o DBE deve ser preenchido com todos os dados em conformidade com o que foi registrado no contrato social.

Faça a inscrição municipal

Agora que você já tirou seu CNPJ, seu consultório de psicologia deve ser registrado na prefeitura do seu município. A prefeitura irá verificar a viabilidade da sua empresa e autorizar a abertura do seu negócio no endereço físico fornecido na documentação.

Além disso, uma contabilidade para psicólogos ajuda na obtenção de licenças e alvarás de funcionamento, que são de responsabilidade do poder público municipal, da Vigilância Sanitária e do corpo de bombeiros.

Registre-se no conselho de psicologia

Para abrir um consultório e atuar como psicólogo, é preciso que o Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado autorize previamente. Cabe mencionar que, para abrir uma empresa nesse ramo de atuação, é preciso que todos os sócios profissionais de psicologia coloquem seu registro no CRP no contrato social.

Agora que você já possui todos os registros e autorizações, você pode dar início às suas atividades como psicólogo!

Conte com o apoio da W3 Contabilidade para gerir a sua empresa!

Tendo aberto sua empresa de psicologia, agora o desafio maior é conseguir gerenciar as finanças e as obrigações fiscais, além de atrair clientes para o seu negócio. Nada melhor para isso do que contar com a ajuda de uma contabilidade para psicólogos.

Sendo assim, por que não conhecer os serviços da W3 Contabilidade? Somos uma contabilidade especializada em trabalhar com profissionais liberais e na área da saúde como um todo. Torne a gestão do seu consultório mais simples com o auxílio de quem melhor entende do assunto!

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar! Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga as nossas redes sociais e leia mais artigos no nosso blog. Continue a leitura: Contabilidade digital para prestadores de serviços em Vitória: entenda a importância