Skip to content

Contabilidade como parceira na gestão de negócios

contabilidade-parceira-gestao-negocios

A gestão de negócios é certamente uma tarefa um tanto desafiadora, mas quando feita de forma correta, gera muitos frutos para o empreendedor. Para maximizar suas chances de sucesso, o gestor deve saber quais são os melhores aliados para seguir nesse caminho.

Se você sonha em abrir uma empresa individual, empreender como MEI ou criar uma sociedade com um colega, é importante contar com uma contabilidade como parceira no seu negócio!

Quer entender melhor o papel de um contador em cada etapa do desenvolvimento de uma empresa? Então leia com bastante atenção este conteúdo que criamos e saiba como a contabilidade pode ser sua mais valiosa parceira nessa jornada.

Esperamos que você aprecie a leitura deste artigo!

Entenda a importância da contabilidade na gestão de negócios

Muitos empresários, de diversos setores de atuação, têm um domínio denso e amplo sobre a sua área. Ou seja, no que diz respeito ao core business, eles dominam todos os eixos de conhecimento. 

No entanto, a gestão de negócios vai muito além da parte cotidiana, tendo envolvimento com inúmeras questões técnicas e burocráticas.

Como não é todo empreendedor que domina essa parte do controle de uma empresa, buscar a parceria de uma contabilidade acaba sendo uma solução mais eficiente.

Mesmo para gestores que dominem a parte contábil do empreendedorismo, é importante que evitem qualquer tipo de acúmulo de funções, porque isso pode prejudicar o seu negócio como um todo. 

Por conta disso, seja com uma assessoria ou consultoria contábil, a participação de um contador pode ser muito valiosa!

Conheça os benefícios que a contabilidade trazer para a sua empresa

São inúmeras as maneiras que a contabilidade pode ser uma parceira valiosa na gestão do seu negócio. Para compreender como isso é verdade, conheça a seguir os benefícios de obter o apoio de um contador no seu dia a dia como empresário:

Segurança nas operações financeiras

Ainda que você seja de alguma área das ciências exatas, ou se você é bom com números, confiar na própria capacidade de fazer todas as contas envolvidas na gestão financeira de uma empresa é um risco enorme.

Isso porque qualquer processo desse tipo, ao ser feito de forma manual, vem com muitos riscos de erro. Com apoio de uma contabilidade na gestão do seu negócio, você passa a ter não apenas um especialista ao seu lado, mas também uma série de softwares avançados e completos.

Isso traz muita segurança às operações da sua empresa, seja no âmbito logístico quanto financeiro.

Implementação de sistemas eficientes de gestão

Além da parte financeira, a contabilidade também pode ser sua parceira na parte operacional do seu negócio. 

Neste caso, seja para o controle de estoque, a organização de tarefas ou qualquer outra função que faça parte do seu dia a dia, um contador pode ajudar você a escolher o melhor sistema de gestão de negócios.

Isso torna sua empresa mais produtiva e mais moderna, o que permite que você cumpra prazos com mais agilidade e se torne mais atrativa no mercado.

Apoio na análise de indicadores financeiros e econômicos

A tomada de decisões por parte de um empreendedor não pode ter somente a intuição ou a experiência própria como base. É preciso fazer uso de dados concretos e bem embasados nesse processo para maximizar suas chances de sucesso.

Uma das melhores maneiras de guiar sua tomada de decisões na gestão de negócios é analisando indicadores econômicos (do país, da sua região e do seu segmento de mercado) e financeiros (da sua empresa como um todo, por meio de uma série de métricas).

Ninguém melhor para coletar esses dados com segurança e analisá-los com assertividade do que uma contabilidade. Lembre-se de contar com apoio especializado nessa questão tão importante!

Organização da parte tributária do seu negócio

Certamente uma das partes mais estressantes e desagradáveis da gestão de um negócio é o cumprimento das obrigações tributárias. Desde o pagamento dos impostos até a emissão das declarações, esse processo é trabalhoso e complexo.

Além de soluções tradicionais como a emissão de folhas de pagamento, a gestão tributária é uma das mais populares ofertas de serviços por parte de contabilidades em todo o Brasil. Isso porque nosso sistema tributário é denso e oneroso, o que torna difícil a vida do empreendedor.

Cabe ao gestor agir com inteligência nesse processo tão importante, evitando a desordem do seu setor fiscal e contratando um contador para apoiar com a organização dessa questão tão importante.

Qual é o papel de um gestor?

Ao longo deste artigo, nós citamos uma série de benefícios que a contabilidade pode trazer para a gestão do seu negócio. Mas como fica o gestor em meio a tudo isso? Quais são suas funções e suas obrigações?

Para obter sucesso como empresário, é preciso reconhecer suas próprias habilidades e buscar apoio de outros profissionais para suprir as demandas de outras áreas de conhecimento que você não domina.

Isso é agir com assertividade: não ter confiança excessiva na própria habilidade, intuição e sorte. Um bom empreendedor é aquele que sabe fazer uso de boas parcerias, e por isso contar com o apoio de uma contabilidade é uma ideia tão valiosa para certas funções dentro de uma empresa.

Sendo assim, que tal conhecer o nosso trabalho?

Conte com a W3 Contabilidade como parceira do seu negócio!

A W3 Contabilidade é uma empresa do ramo contábil com mais de 35 anos de experiência nesse setor. Nosso foco é ajudar você na gestão do seu negócio justamente em relação àquilo que você mais precisa de apoio.

Somos uma contabilidade digital, mas com atendimento 100% humanizado e personalizado. Quer saber mais sobre as nossas soluções e como elas podem ajudar no crescimento da sua empresa? Entre em contato com o nosso time!

Se quiser conferir mais conteúdos sobre contabilidade e gestão de negócios, confira mais dicas em nossas redes sociais ou leia mais artigos no nosso blog!

Continue lendo: Abrir empresa em Vitória: como a W3 Contabilidade ajuda o seu negócio desde o início