Skip to content

Contas pessoais e da empresa: você administra corretamente as suas finanças?

contas-pessoais-e-empresariais-como-administrar

Talvez a coisa mais importante para qualquer empresa seja alcançar a saúde financeira. Além de garantir uma boa margem de lucro, também dá mais autonomia para a gestão. 

Para isso, é muito importante que se tenha uma boa organização financeira. Por isso, é muito importante que você separe as contas pessoais e da empresa. Essa separação irá evitar que a empresa acumule dívidas e coloque os seus negócios em problemas com a justiça. 

Será que você administra corretamente as suas finanças? Para que você entenda mais a respeito dessa importante ação, continue nesse artigo para saber como separar as contas pessoais e da empresa.

Tenha uma boa leitura!

Por que separar contas pessoais e da empresa? 

Infelizmente, é muito comum ver empreendedores que não têm noção da importância de separar as contas pessoais e da empresa. Esse é um erro que pode levar a empresa até mesmo à falência. 

Isso porque, essa troca na utilização das contas dificulta a análise das finanças da empresa, logo, você só terá real noção do problema quando for tarde demais. 

Utilizar a mesma conta para ambas as despesas dificulta o seu controle de custos, tanto para sua vida pessoal, como para a empresa. 

Afinal, ao fazer uma compra para a empresa, sem colocar no seu registro, como você saberá que aquilo foi uma despesa do empreendimento? Logo, na hora de apurar todos os seus gastos e despesas o número será falso. 

Logo, se você deixar algum tipo de despesa muito alta de fora, os resultados da empresa podem fazer parecer que você está lucrando bastante, quando a realidade é outra. 

Isso pode ser catastrófico, afinal, a partir do momento em que se parece que tem lucro, todos os cálculos serão a partir dessa projeção. No futuro, você poderá ter uma surpresa bem desagradável. 

O contrário também acontece, quitando suas dívidas da empresa, com o seu dinheiro pessoal irá tornar o seu controle do fluxo de caixa e o seu orçamento com um déficit bastante grande. Isso porque, será difícil ter uma noção exata do quanto se gasta. 

Como você pôde observar, separar as contas pessoais e da empresa é fundamental para o crescimento da empresa, mas afinal, como colocar isso em prática? Continue nesse artigo e descubra. 

Leia mais: Contabilidade como parceria na gestão de negócios.

Como separar as contas pessoais e empresa?

Que essa separação é muito importante você já sabe, mas como aplicar isso em seu empreendimento para trazer mais equilíbrio financeiro para a sua empresa.

Continue nesse artigo e leia nossas dicas de como separar as contas pessoais e da empresa.

Separe as contas bancárias

Naturalmente, para que haja uma separação de fato entre as contas, é preciso ter duas contas separadas. Logo, o passo lógico é ter uma conta específica como pessoa física para despesas pessoais e outra com o seu CNPJ para despesas da empresa. 

Isso é fundamental não apenas para ter as finanças mais organizadas, mas uma conta empresarial traz muitas vantagens para a gestão do seu negócio, como acesso a créditos mais interessantes para o empreendimento. 

Controle o fluxo de caixa

Não adianta nada separar as contas pessoais e da empresa sem um controle diário das finanças da empresa. Logo, a implementação de estratégias como a gestão do fluxo de caixa se faz muito importante. 

Essa estratégia consiste em uma detida análise de toda a movimentação de entrada e saída de capital em um determinado período de tempo. Isso possibilita um conhecimento muito aprofundado de como a empresa está. 

Logo, você poderá tomar boas decisões rápidas para melhorar o seu desempenho financeiro.

Defina o seu próprio salário

O pró-labore nada mais é do que o salário dos sócios que têm cargo na empresa. A implementação dessa remuneração fixa é crucial para separar as contas pessoais e da empresa

Esse dinheiro estará como uma despesa comum da empresa, assim como a folha de pagamento, o que ajudará no controle de custos.

Faça uma reserva de emergência

A prevenção é sempre o melhor caminho para alcançar o equilíbrio financeiro pessoal e da empresa. 

Desse modo, é sempre muito importante fazer uma reserva financeira com o que sobra do seu pró-labore e também do caixa da empresa. Com isso, você estará protegido de imprevistos em ambos os aspectos da sua vida. 

Como você pôde perceber, separar as contas pessoais e da empresa será fundamental para que se tenha autonomia em relação a sua empresa e para crescer em um mercado cada vez mais competitivo. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Tenha o suporte de uma contabilidade! 

Agora que você sabe a importância de separar as contas pessoais e da empresa saiba que é muito importante ter ao seu lado uma contabilidade que lhe auxiliará em toda a gestão financeira da sua empresa. 

Conheça a W3 Contabilidade! Somos uma contabilidade com mais de 35 anos no mercado, somos fundamentados na tecnologia, porém, oferecemos um atendimento humanizado. 

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog para ler mais textos como esse, e também nos siga nas redes sociais

Leia mais: Qual a importância da contabilidade para franquias? Entenda agora!