Skip to content

5 dicas para auxiliar no controle de contas a pagar e a receber!

dicas-controle-contas

Para que um empreendedor consiga ter estabilidade na gestão do seu negócio, é importante que ele cuide bem das finanças da empresa. Nesse quesito, um dos pontos mais providenciais é a criação de um controle de contas a pagar e a receber.

Mesmo para empresários com pouca experiência na gestão financeira, é possível criar um controle de contas assertivo, desde que sejam seguidos os passos corretos.

Quer saber mais sobre esse assunto e se tornar um gestor mais capacitado? Então confira as cinco dicas para auxiliar no controle de contas a pagar e receber na sua empresa!

Esperamos que você aprecie a leitura e aprenda bastante!

Controle de contas: entenda a importância de fazer corretamente

Dentro de uma empresa, o fluxo de capital faz parte do cotidiano. Tanto em relação aos valores que entram quanto aos valores que saem do seu caixa, é importante manter um controle de contas assíduo e assertivo para não perder vista da situação do seu negócio.

Qualquer desatenção nesse sentido pode acarretar em consequências sérias para o setor financeiro do seu negócio. Deixar de cobrar as contas a receber pode acabar endividando sua empresa, e esquecer de pagar contas de fornecedores pode gerar multas, transtornos e até quebras de contrato.

Organização é uma virtude de extrema importância para a gestão de um empreendimento, e cabe ao administrador utilizar as ferramentas corretas para atingir um patamar positivo nesse sentido. Se seu objetivo é ter uma empresa com a saúde financeira em alta, então o controle de contas é algo em que você precisa investir.

Quer saber como? Então confira nossas dicas a seguir!

5 dicas para auxiliar no seu controle de contas

Entre as diversas maneiras que um empresário pode atuar como forma de tornar seu controle de contas a pagar e a receber mais eficaz, existem algumas que têm maior sucesso. Confira a seguir quais são:

1-Separe as contas da empresa

Uma das mais importantes dicas para melhorar seu controle de contas é também uma dica básica de educação financeira empresarial: a separação entre finanças pessoais e finanças da empresa.

Misturar os patrimônios da pessoa física com os da pessoa jurídica é uma prática perigosa, além de ser ilegal. Se você tem o hábito de usar o cartão da empresa para cobrir gastos da sua casa, ou de injetar quantias não registradas no capital de giro, você precisa parar imediatamente!

Além de impedir que qualquer avaliação sobre as finanças do seu negócio seja precisa, isso ainda mascara prejuízos, prejudicando os demais sócios e todo o seu setor financeiro.

Portanto, para que você consiga fazer um melhor controle de contas a pagar e receber, é preciso ter certeza que as transações feitas com as contas da empresa são de fato da empresa.

2-Crie um controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira, e todo empresário deve fazer uso dele. Além de contar com um registro de todas as transações feitas com os recursos do seu empreendimento, esse mecanismo ainda segmenta os gastos e permite que você identifique a produtividade de cada setor.

Como o fluxo de caixa segmenta gastos, é possível organizar melhor o pagamento e recebimento de contas com fornecedores e clientes. Ou seja, ele auxilia seu controle de contas consideravelmente!

3-Implemente um planejamento financeiro

Outra excelente forma de garantir mais equilíbrio às finanças de uma empresa é por meio de um planejamento financeiro. Isso ajuda um gestor a traçar os caminhos do seu negócio com um pouco mais de precisão, e torna mais fácil lidar com imprevistos e adversidades.

O planejamento financeiro envolve a criação de um plano orçamentário, que prevê os gastos tidos em cada mês do próximo ano e ainda estima despesas extras pontuais. Além disso, é também importante pensar nas estratégias futuras para o seu negócio, alinhando os próximos passos em relação à alocação de recursos e realização de investimentos.

Com seu futuro melhor organizado em relação a custos e rendimentos, é mais fácil executar o controle de contas!

4-Faça uso de sistemas avançados

Nos dias de hoje, nenhuma empresa consegue se manter atualizada em relação às tendências do mercado se não estiver em dia com os avanços da tecnologia. Portanto, para conseguir gerir as finanças do seu negócio com mais facilidade, lembre-se de fazer uso de softwares próprios para isso.

Com o auxílio de programas especializados em gestão financeira, é possível monitorar as contas a pagar e a receber de maneira mais simples. Isso garante mais agilidade às suas operações e gasta menos tempo com essa função que pode, por vezes, ser bem desgastante.

5-Utilize relatórios para monitorar sua situação

Além de registrar tudo que entra e sai das contas da sua empresa, é preciso também analisar os gastos e as fontes de renda. Isso permite que sua tomada de decisão seja mais assertiva, desde a alocação de recursos até algum corte de gastos.

Os relatórios gerenciais são uma excelente ferramenta de gestão financeira, e aplicar isso ao seu controle de contas a pagar e a receber permite que você avalie suas despesas e faça mudanças caso necessário.

Leia mais: Contabilidade como parceira na gestão de negócios.

Dica bônus: conte com apoio de uma contabilidade na sua gestão financeira!

Implementar mecanismos de gestão financeira certamente não é fácil para empresários com pouca experiência em certas práticas contábeis desse tipo. Portanto, uma das mais eficientes maneiras de se controlar as contas da sua empresa é por meio da contratação de uma contabilidade especializada nessa função.

E isso é justamente o que você encontra na W3 Contabilidade! Somos uma empresa focada em tornar a vida do empreendedor mais simples, agilizando processos burocráticos e assumindo funções de maior dificuldade. Tudo isso para permitir que você dê mais atenção à sua atividade-fim!

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e entender como funcionam os nossos serviços contábeis? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Produzimos mais conteúdos como este no nosso blog e nas nossas redes sociais. Visite para ler mais e aprender sobre empreendedorismo e contabilidade!

Confira também: 5 indicadores financeiros importantes para o seu negócio.