Skip to content

Empreendedorismo Digital: é possível ter sucesso com negócios digitais?

empreendedorismo-digital

Com o avanço da internet e tecnologia, muitas possibilidades de empreendimento abriram. Tudo isso, tornou o mercado extremamente competitivo. Isso faz com que muitos empresários vejam o empreendedorismo digital como uma alternativa a isso. 

E essa preferência por essa forma de empreender é justificada por dados. Segundo dados do NZN Intelligence, cerca de 74% dos consumidores preferem comprar online em detrimento à loja física.

Assim, investir nesse tipo de negócio, se mostra como uma excelente forma de ter uma empresa que dê rentabilidade. 

No entanto, é preciso entender como funciona o empreendedorismo digital para conseguir ter sucesso em sua abertura. 

Por isso preparamos esse artigo, para que você saiba se é possível ter sucesso com negócios digitais.

Tenha uma boa leitura!

O que é empreendedorismo digital?

Antes de tudo é preciso entender o que é o empreendedorismo digital, essa denominação é utilizada para definir negócios, que atuam diretamente pela internet. Ou seja, não existe necessidade da mediação por meio de espaços físicos.

Isso serve tanto para empresários que atuam com produtos, quanto para quem atua com serviços.

Algumas formas de atuação no mercado de negócios digitais, são: 

  • Cursos,
  • E-books;
  • Videoaulas;
  • Aplicativos;
  • Criação de blog;
  • Softwares;
  • Vendas em Marketplaces.

Agora que você já sabe o que é o empreendedorismo digital continue nesse artigo para saber como investir nesse tipo de negócio. 

Continue a leitura: Encargos trabalhistas: quanto custa um funcionário?

Por que investir no empreendedorismo digital?

Mesmo com dados que mostram a importância desse tipo de empresa. Ainda existem empresários que resistem ao poder do empreendedorismo digital. 

Por esse motivo, separamos algumas razões para investir nesse tipo de empresa. 

Custos de operação reduzidos

Uma operação que é totalmente digital, diminui consideravelmente os investimentos iniciais e o custo de operação. Isso porque um negócio digital não precisará de uma estrutura física complexa, nem de equipamentos caros. 

A depender do tipo de negócio escolhido, você só precisará de um computador. Assim, mesmo que haja funcionários, você não precisará gastar bancando o seu deslocamento, por exemplo. 

Facilidade de alcançar pessoas

Hoje, cada vez mais pessoas possuem acesso à internet. Isso faz com que seja cada vez mais fácil alcançar um grande público, com um investimento relativamente baixo. 

Em um negócio tradicional e físico, você estaria limitado devido a barreira geográfica. Pela internet você consegue atender pessoas de lugares mais distantes, o que se mostra como uma excelente forma de conseguir lucratividade e rentabilidade.

Negociações mais dinâmicas

Outra vantagem da atuação por meio do empreendedorismo digital, é a facilidade nas negociações. O online permite que você consiga fazer reuniões de onde estiver, o que muitas vezes permite à negociações mais dinâmicas e rápidas. 

Essa flexibilidade e simplicidade pode ser uma grande vantagem competitiva, visto que para os clientes, essa rapidez pode fazer muita diferença. 

Assim, o empreendedorismo digital é uma das áreas mais promissoras para se atuar atualmente, veja a seguir.

Como ter sucesso no empreendedorismo digital?

Mesmo que um negócio digital seja uma alternativa relativamente simples ao mercado tradicional, é preciso cuidado para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Assim, é preciso estratégia e controle financeiro para conseguir lucrar. Por isso, veja a seguir como ter sucesso no empreendedorismo digital

Escolha bem o seu nicho de mercado

Mesmo que seja possível ter um público amplo pela internet. É fundamental que você tenha um nicho de atuação.

Resolver uma dor específica do consumidor, permite que você se especialize, e ofereça um produto ou serviço de qualidade. 

Analise oferta e procura

Mesmo com um bicho selecionado é fundamental avaliar se existe uma boa procura para o que você pretende oferecer. 

Afinal, investir em algo que possui uma baixa demanda de mercado, pode minar as suas chances de alcançar o sucesso. Por esse motivo, essa é uma análise fundamental a ser feita.

Tenha um plano de negócios

É muito importante que o empresário saiba onde se quer chegar. Para isso, ele precisa saber os passos para chegar lá. Logo, é preciso ter um plano de negócios.

Essa é uma ferramenta que determina diversas diretrizes para o seu empreendimento, e funciona como um verdadeiro mapa para o sucesso. Desse modo, todos os seus passos serão calculados, aumentando as suas chances de prosperar. 

Com essas dicas em mente, você já estará bem preparado para conseguir lidar com o seu  negócio.

Tenha uma contabilidade ao seu lado!

Além disso, é fundamental ter ao seu lado uma contabilidade de confiança ao seu lado. Isso porque ela oferecerá suporte não apenas na hora de abrir e planejar o seu negócio, mas também em toda a  gestão do negócio. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Por isso, se você deseja atuar no empreendedorismo digital, conte com o suporte da W3 Contabilidade!

Estamos há 35 anos no mercado, oferecendo serviços contábeis altamente especializados, tudo isso, sem perder a qualidade e a personalização do serviço. Temos um atendimento voltado para o digital, mas sem deixar de oferecer um atendimento humanizado. 

Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais a respeito de nossas soluções.

Leia mais: Gestão de folha de pagamento: entenda a importância.