Um fisioterapeuta, assim como outros profissionais da saúde, possui diversas opções de regime de trabalho, cada uma com suas vantagens e desafios particulares.
Uma das formas em que essa categoria de trabalhador pode optar por exercer seu ofício é como autônomo.
Você sabe o que é um profissional liberal que trabalha de forma autônoma? Sabe quais são os desafios de empreender dessa maneira? Neste artigo vamos falar sobre tudo com que um fisioterapeuta precisa lidar na gestão do seu negócio quando trabalha como autônomo.
Além disso, vamos abordar também o papel que uma contabilidade desempenha nessa gestão, simplificando processos e trazendo mais tranquilidade para que um profissional da fisioterapia tenha mais tempo e mais tranquilidade para focar no atendimento aos seus clientes.
Quer aprender mais? Então fique atento ao texto e venha com a gente! Tenha uma ótima leitura!
O que é um fisioterapeuta autônomo?
O fisioterapeuta autônomo é o profissional do setor que trabalha sem possuir vínculo empregatício com nenhuma clínica, por exemplo. Sendo assim, o trabalhador autônomo,
por definição, trabalha sozinho e não possui carteira assinada.
Além disso, um profissional autônomo também trabalha como pessoa física, ao contrário de um fisioterapeuta que é formalizado como PJ.
Para essa categoria, a tributação é feita por meio do Imposto de Renda de Pessoa Física, enquanto um PJ precisa arcar com uma vasta gama de tributos que incidem sobre uma empresa.
Normalmente, um fisioterapeuta autônomo é aquele que atende em domicílio, enquanto muitos formalizam-se como pessoa jurídica para abrir a própria clínica. No entanto, é possível tornar-se PJ e continuar trabalhando da mesma forma que um autônomo.
Quais as vantagens de ser um fisioterapeuta autônomo?
Trabalhar em regime de CLT tem toda uma gama de benefícios no que diz respeito à segurança de emprego e estabilidade financeira, graças a férias remuneradas, 13º salário, FGTS, etc.
No entanto, tornar-se autônomo pode elevar consideravelmente o faturamento de um fisioterapeuta, além de trazer uma liberdade profissional que é simplesmente imensurável. Imagine empreender escolhendo os próprios horários, sem precisar se reportar a um superior. Parece bom, não?
Então, se for começar a trabalhar como autônomo ou PJ, lembre-se de buscar o apoio de uma contabilidade, que ajuda a cuidar da parte mais complicada desse processo!
Leia também: Como escolher o melhor regime tributário para sua clínica de fisioterapia
Como trabalha uma contabilidade para fisioterapeutas?
Seja PJ ou autônomo, um fisioterapeuta possui diversas atribuições contábeis e financeiras, além de todo o cuidado com os pacientes e diversas questões técnicas da sua atividade econômica.
Para que seja possível dar a atenção necessária ao seu ofício, a solução mais prática e mais segura é contar com o apoio de uma contabilidade para gerenciar toda a parte burocrática do seu empreendimento.
Considerando que um profissional autônomo ainda precisa emitir o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), registrar seus rendimentos no Livro-Caixa, cadastrar-se na prefeitura da sua cidade para obter as autorizações necessárias para atuar na área, é de fato bem vantajoso contar com uma assessoria para lidar com toda essa burocracia.
Leia mais: Contabilidade digital para prestadores de serviços em Vitória: entenda a importância.
Por que contar com uma contabilidade especializada?
Existe uma grande vantagem em trabalhar com uma contabilidade que tenha pleno conhecimento da sua área de atuação. Nada melhor que trabalhar ao lado de alguém que conhece cada detalhe do seu setor, certo?
Se você é fisioterapeuta, lembre-se de buscar um contador que tenha ampla experiência em trabalhar com prestadores de serviços e profissionais da saúde.
Com isso, a contabilidade também ajuda no âmbito estratégico do seu negócio, fornecendo informações valiosas e contribuindo com a tomada de decisões estratégicas.
Especialmente para um profissional autônomo, que muitas vezes acaba sobrecarregado com suas funções técnicas somadas à gestão tributária, financeira e estratégica do seu negócio, contar com a assessoria de um contador é extremamente recomendável.
Tanto para autônomos como para quem trabalha como PJ, a falta de organização e planejamento financeiro é um dos principais motivos que levam à falência de empreendimentos. Sendo assim, venha conhecer os nossos serviços contábeis!
Busque apoio especializado com a W3 Contabilidade!
Como já vimos salientando ao longo do texto, a assistência de uma contabilidade é extremamente importante para qualquer profissional, especialmente para um fisioterapeuta autônomo. Sendo assim, venha conhecer as soluções da W3 Contabilidade!
Somos uma contabilidade com 35 anos de experiência, localizada em Vitória-ES, e nossas especialidades incluem o atendimento a trabalhadores da área da saúde e o apoio a profissionais liberais.
Quer facilitar a gestão contábil do seu negócio? Quer tornar-se PJ e pagar menos impostos? A W3 oferece assistência para tudo isso e muito mais! Entre em contato conosco e venha conhecer mais sobre os nossos serviços.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais, ou aproveite para conhecer o nosso blog e ler mais artigos como este. Continue sua leitura: Declaração de Imposto de Renda para prestadores de serviços: conheça as soluções da W3 Contabilidade