Skip to content

Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

Segundo uma pesquisa do IBGE, cerca de 50% das empresas que são abertas no Brasil vão à falência em um espaço de até três anos de sua abertura. A principal razão para isso é uma gestão ineficaz. 

Apesar desses dados alarmantes, devido a uma série de processos e medidas que visam desburocratizar a abertura de empresas, mesmo com a crise da pandemia, em 2021, houve um aumento no número de empresas abertas no país, segundo dados da Receita Federal.

Nesse sentido, para se destacar no mercado e conseguir alcançar a estabilidade e saúde financeira do negócio é preciso que empresários tenham suporte em sua gestão. 

Se você deseja saber como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa, leia esse artigo com atenção para entender melhor sobre esse serviço. 

Tenha uma boa leitura!

Qual a importância da contabilidade?

Por muito tempo, os serviços contábeis eram vistos apenas como uma forma de terceirizar diversas funções financeiras e fiscais da empresa. No entanto, com o avanço da tecnologia e da sociedade, a área também evoluiu, hoje ela apresenta mais ferramentas que dão todo o suporte na gestão da empresa.

Então, o setor contábil do negócio tem como principal objetivo, colocar ações práticas para  que o seu empreendimento tenha maior organização e consiga tomar decisões financeiras saudáveis. 

Algumas das principais funções da contabilidade em um negócio, são:

  • Registro das transações financeiras da instituição;
  • Organização de dados;
  • Elaboração de demonstrativos contábeis;
  • Execução de metas e planos econômicos;

Para que a gestão de uma empresa seja assertiva, é necessária uma análise detida de todos os dados financeiros do empreendimento de modo a evitar que se entre em problemas de orçamento, assim aumentando os seus lucros. 

Contudo, os benefícios vão além desses citados, existem outras formas de uma contabilidade gerar valor para a gestão da empresa, como: 

Por esses motivos, a contabilidade se mostra como um item de fundamental importância para qualquer empresa que deseja saber exatamente onde está financeiramente e o que fazer para chegar onde deseja.

Mas afinal, agora que você já sabe da importância da contabilidade para gestão da empresa, continue nesse artigo para entender de que maneiras um serviço contábil faz isso.

Continue a leitura:  Vantagens do Outsourcing Contábil: veja quais são!

Quais são as soluções contábeis para a gestão da sua empresa?

Como você já pôde inferir ao longo do texto, a contabilidade ajuda a gestão da empresa de muitas formas. 

Veja a seguir com mais detalhes algumas soluções contábeis que irão levar o seu empreendimento para outro patamar. 

Planejamento tributário

Segundo uma pesquisa da Cupom Válido, indicou que o Brasil é o segundo país que mais tributa as suas empresas, ficando apenas atrás de Malta.

Naturalmente, os empresários estão sempre em busca de encontrar formas de pagar menos impostos, mas sem entrar em problemas com a lei. 

Assim, a estratégia contábil de planejamento tributário traz muito valor para a gestão da empresa. Por essa razão, torna-se extremamente relevante para osucesso financeiro da empresa  o planejamento tributário

Também conhecido como elisão fiscal, é um serviço contábil que tem como objetivo identificar, organizar, planejar e controlar os tributos de uma empresa. 

Assim, você estará garantindo o pagamento correto de seus impostos, evitando problemas com o Fisco. No entanto, o maior benefício desse serviço é justamente fazer com que você economize tributos através da implementação de algumas ações dentro da empresa, como:

  • Escolha do melhor regime tributário;
  • Adequação para o CNAE ideal para o seu empreendimento;
  • Busca por incentivos fiscais. 

Contabilidade gerencial

A tomada de decisões difíceis está no cotidiano de qualquer empreendedor. Apesar disso, muitos gestores cometem o erro de tomá-las sem se embasar em dados. 

Com isso, a contabilidade gerencial traz todo o suporte necessário para que empresários tenham uma menor taxa de erro em suas decisões. Ela atua dentro da empresa, através da coleta, análise e posterior elaboração de relatórios financeiros para oferecer ao gestor, de modo a facilitar o seu processo de tomada de decisão. 

Isso melhora a eficiência da gestão da empresa, tendo como consequência um possível aumento na lucratividade. 

Controle do fluxo de caixa

Aumentar o lucro da empresa não é tarefa fácil, pois é preciso que o seu empreendimento gaste menos do que fature. Para te ajudar a lidar com isso, um escritório contábil oferece o suporte do controle do fluxo de caixa. 

O fluxo de caixa nada mais é do que a gestão minuciosa de tudo que entrou e saiu do caixa da sua empresa. Desse modo, você conseguirá identificar pontos de desperdício e, assim, otimizar o gerenciamento de recursos do seu empreendimento. 

Dessa forma, você terá um profundo conhecimento da sua empresa e estará sempre em dia com suas obrigações financeiras.

Como você pôde observar, a contabilidade é uma excelente ferramenta, que auxilia na gestão da empresa de modo decisivo para a implementar a organização das finanças e promover a geração de lucros. 

Por isso, tenha sempre ao seu lado uma empresa contábil de confiança. Se você não possui este suporte para gerir seus negócios, está na hora de conhecer profissionais experientes no seu segmento.

Confira também: Contas pessoais e da empresa: você administra corretamente as suas finanças?

Conte com o suporte da W3 Contabilidade!

Agora que você já sabe como a contabilidade pode auxiliar a gestão da empresa, conheça a W3 Contabilidade!

Sediada em Vitória, somos uma empresa contábil que possui mais de 35 anos de experiência no ramo. Prezamos pela tecnologia, mas não deixamos de lado um atendimento personalizado e humanizado. 

Entre em contato e conheça mais sobre nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog para ler mais textos como esse, e siga-nos nas redes sociais.

Leia mais: Descubra como fazer um controle de contas eficiente no seu negócio.