Skip to content

Gestão de folha de pagamento: entenda a importância

gestao-de-folha-de-pagamento

Para gerir uma empresa, é preciso levar em consideração diversos fatores importantes como planejamento tributário, plano de marketing, planejamento tributário e muito mais. 

No entanto, de nada uma gestão assertiva sem que os seus funcionários estejam satisfeitos e produtivos, para alcançar esse patamar, é muito importante uma gestão de folha de pagamento de qualidade.

Muitas empresas fazem esse processo sem muitas padronizações. No entanto,  essa organização é imprescindível para que passar mais confiança aos seus funcionários, evitando assim possíveis passivos trabalhistas.

Além disso, sem um setor dedicado para isso, pode ser que alguns funcionários tenham que ser remanejados no período de elaboração das holerites e outros processos da empresa fiquem atrasados. 

Se você deseja saber mais sobre a importância da gestão de folha de pagamento, leia esse artigo com atenção. 

Tenha uma boa leitura!

O que é gestão de folha de pagamento?

Antes de tudo é preciso entender o que é a gestão de folha de pagamento. Esse processo consiste no cálculo, registro e divulgação da remuneração dos funcionários da empresa. 

Por essa razão, esse é um processo que exige cuidado e atenção, pois trabalha a partir de questões tributárias, trabalhistas e fiscais. Isso porque é um trabalho extremamente burocrático.

Além disso, é necessário um profundo conhecimento acerca de toda a legislação trabalhista para que todos os impostos sejam calculados e apurados corretamente. Assim, é importante que os profissionais conheçam não apenas de contabilidade, mas também de Recursos Humanos (RH), e de matemática. 

Assim, os colaboradores responsáveis administram diversos aspectos, como:

Muitas empresas ainda fazem a gestão de folha de pagamento manualmente. No entanto, isso pode levar a erros, uma vez que são muitos números a serem considerados. Por essa razão, o ideal é contar com uma empresa de contabilidade que te ajude nesse processo.

Continue nesse artigo e descubra mais sobre a importância da gestão de folha de pagamento para empresas.

Continue a leitura: Margem de lucro: o que é e como fazer o cálculo?

Qual a importância da folha de pagamento? 

Além de ajudar na organização das remunerações. A folha de pagamento é um documento muito importante para que a empresa tenha todas as informações de cargo, valores e de cadastro dos seus funcionários. 

Além disso, a partir desse documento você terá todos os impostos que serão descontados e recolhidos para o governo, que será fundamental em momentos de fiscalizações e auditorias. 

Além disso, a gestão de folha de pagamento é importante para trazer mais segurança para o funcionário. Uma vez que ele pode fiscalizar se a empresa está pagando todos os encargos de forma correta. 

Após a instituição do eSocial é necessário ainda mais atenção nesse processo, uma vez que informações erradas podem acarretar em sanções pesadas para a sua organização. 

Mas afinal, como fazer a gestão de folha de pagamento? Confira a seguir; 

Como fazer a gestão de folha de pagamento?

Como foi falado, a gestão de folha de pagamento é muito importante para a organização da empresa. 

Assim, é preciso enfatizar que errar na hora de apurar os dados da sua folha pode estragar a relação de confiança entre empresa e funcionário, levando até mesmo para a processos jurídicos. 

Assim, é preciso cumprir com uma série de procedimentos para evitar problemas no futuro. Por isso, confira algumas ações a serem tomadas para garantir uma boa gestão de folha de pagamento.

Conheça as mudanças na legislação

O Brasil é um dos países que mais muda a sua legislação tributária, hoje são em média 46 mudanças por dia

Nesse sentido, é preciso estar atento às mudanças, uma vez que mudanças repentinas se não acompanhadas da forma correta podem deixar o seu negócio em problemas com o Fisco. 

Tenha uma plano de cargos e salários

Para ser preciso na hora dos cálculos da folha de pagamento, é importante ter um plano de cargos e salários. É muito comum empresários darem promoções e estabelecerem um aumento de sua própria mente. 

No entanto, isso não é o ideal, assim, é fundamental para a gestão de folha de pagamento ter um plano de cargos e salários bem estabelecido na sua empresa. 

Um plano de cargos também serve para que você tenha uma previsão mais correta do quanto irá gastar em um determinado período. Além de fazer com que os funcionários sintam que há espaço para crescimento em seu negócio. 

Tenha um controle de ponto

Para fazer o pagamento correto, os cálculos são feitos a partir do tempo trabalhado por cada funcionário. 

Assim, é preciso investir em um bom sistema de controle de ponto, para garantir que as horas trabalhadas, bem como os intervalos sejam contabilizados de forma correta. Assim, o cálculo será feito de forma correta, permitindo uma boa saúde financeira da empresa.

Como você pode observar, a gestão de folha de pagamento é muito importante para o negócio, e deve ser feita com assertividade para que o seu negócio se mantenha em dia com a lei. 

No entanto, não é necessário fazer isso sozinho, com uma empresa contábil ao seu lado, todo o processo fica mais simples. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conheça a W3 Contabilidade!

Se você precisa de suporte com a gestão de folha de pagamento da sua empresa, conheça a W3 Contabilidade!

Temos mais de 30 anos de experiência na prestação de serviços de contabilidade em Vitória. E buscamos sempre ter o diferencial de estar próximos aos clientes, atender com ferramentas tecnológicas mantendo sempre o atendimento humanizado. 

Estamos aptos a gerir não apenas a sua folha de pagamento, mas também todo o seu setor contábil e tributário.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e acesse nossas redes sociais para mais textos como esse. 

Leia também: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?.