Skip to content

Qual a importância da contabilidade para franquias? Entenda agora!

contabilidade-para-franquias

Atualmente, uma tendência crescente no mundo empresarial é a abertura de franquias como alternativa para quem quer começar um negócio do zero, mas não domina as estratégias de criação e fortalecimento de uma nova marca.

Acontece que, assim como em muitas questões referentes à gestão de empresas, a segmentação acaba facilitando algumas funções. Isso vale para a gestão de uma franquia, e também para o atendimento de uma contabilidade.

Neste artigo vamos esclarecer uma série de questões sobre franquias, desde sua abertura até as fases mais avançadas da sua gestão. Além disso, vamos falar também sobre a importância de uma contabilidade especializada nesse modelo de negócio!

Quer ganhar conhecimentos valiosos para alavancar seu empreendimento franqueado? Então leia com atenção e aprenda mais!

Qual a importância da contabilidade para franquias?

Se você é gestor de uma franquia, é de extrema importância que tenha acesso a soluções otimizadas e facilitadas para o seu modelo de empresa, certo? No que diz respeito a uma contabilidade, isso não é diferente!

Isso porque o franqueamento de lojas, restaurantes e outros tipos de comércio em geral tende a vir com responsabilidades contratuais específicas, por isso vale a pena contar com o apoio de quem entende dessas particularidades. É aí que a contabilidade especializada se faz importante!

De modo geral, a competição entre negócios franqueados é intensa, por isso é crucial que todas as operações internas do seu empreendimento estejam sempre em plena função. Com auxílio de um contador experiente nesse modelo empresarial, sua gestão pode alcançar um patamar de excelência, permitindo que sua franquia lucre bastante!

Parece ótimo, certo? Então continue lendo para entender o que esse profissional contábil provê à sua empresa!

Como uma contabilidade para franquias funciona?

Uma das questões mais importantes do cotidiano empresarial de uma franquia é a gestão financeira. 

Em geral, esses estabelecimentos têm uma certa autonomia em relação ao controle das finanças, ao contrário de um controle de qualidade que tende a ser bem assíduo.

O papel da contabilidade para franquias é ajudar em todas as questões que envolvem isso. Portanto, é função do contador:

  • Implementar mecanismos de controle financeiro, como fluxo de caixa e análise de demonstrativos e indicadores;
  • Avaliar o desempenho das finanças da empresa e propor sugestões quando necessário;
  • Controlar os custos e ajudar na definição de preços atrativos e lucrativos;
  • Otimizar processos tanto em termos de produtividade quanto de adequação à qualidade da marca franqueadora.

Tudo isso deve ser executado com apoio de tecnologias modernas, que automatizam processos e trazem agilidade, eficiência e segurança ao seu negócio. Não confie em uma contabilidade para franquias que trabalhe com métodos rudimentares e analógicos! A transformação digital é muito importante para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Com isso estando em ordem, seu empreendimento desfruta de muitas vantagens. Conheça elas a seguir, ou confira também: Contabilidade como parceira na gestão de negócios

Conheça os benefícios de uma contabilidade especializada em franquias

Como você pôde perceber, a contabilidade para franquias executa muitas funções dentro do seu negócio. Entenda, então, os benefícios que esse serviço contábil especializado pode trazer para a sua gestão! Veja a seguir os principais:

  • Organiza a sua gestão fiscal com a elaboração de um planejamento tributário, fazendo com que você evite o pagamento excessivo de impostos e mantenha-se sempre regular em relação ao Fisco;
  • Avalia o desempenho da sua franquia, medindo a evolução nas vendas e monitorando constantemente o capital de giro;
  • Apoia suas tomadas de decisão, fazendo com que elas sejam embasadas em dados concretos sobre a sua própria empresa e sobre o mercado. Tudo isso por meio de relatórios e análises especializadas;
  • Gerencia o acompanhamento dos franqueadores em relação aos franqueados. Como você já deve saber, uma franquia não possui total independência enquanto negócio, e um contador experiente ajuda nessa relação.

Até aqui você pôde perceber como o trabalho de uma contabilidade especializada se encaixa tão bem nas principais necessidades de uma franquia. Não se esqueça que, além disso, esse profissional oferece serviços contábeis tradicionais, como a emissão de folhas de pagamento, gestão de notas fiscais e muito mais.

Se você está procurando um contador que consiga dar conta de tudo isso, saiba que existem escritórios contábeis modernos, que trabalham com soluções de contabilidade digital! Sendo assim, conheça o trabalho da W3 Contabilidade!

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com a W3 Contabilidade na gestão do seu negócio!

A W3 Contabilidade é especializada no atendimento a franquias dos mais variados segmentos, e nosso foco é em tornar tudo mais fácil para você, no que diz respeito às burocracias operacionais.

Ganhe tranquilidade e eficácia na gestão de negócios, podendo focar na parte estratégica do seu negócio e em seu core business! Entre em contato com nosso time de especialistas e conheça melhor as nossas soluções e como elas se encaixam nas suas demandas.

Caso tenha apreciado a leitura deste conteúdo, então visite o nosso blog para conferir mais artigos, e siga também as nossas redes sociais para conferir mais dicas sobre gestão empresarial!

Continue lendo: Legalização de uma empresa: qual é o passo a passo?