Skip to content

Indicadores financeiros e contábeis de uma empresa

indicadores-financeiros-e-contabeis

A gestão empresarial demanda a tomada de uma série de decisões importantes, que afetam diretamente os resultados da empresa. 

Muitas dessas decisões envolvem diretamente as escolhas financeiras feitas pelos empresários. 

No entanto, a fim que as tomadas de decisão sejam precisas,  é necessário estabelecer quais métricas de avaliação são mais interessantes para o seu negócio. Por essa razão, conhecer os principais indicadores financeiros e contábeis de uma empresa é fundamental.

Esse conhecimento faz com que os pontos mais importantes para o seu negócio sejam analisados de forma correta, mitigando assim as possibilidades de erro. 

Pensando nisso, nossos profissionais prepararam esse artigo para que você entenda quais são os principais indicadores financeiros e contábeis de uma empresa e como eles podem afetar o conhecimento que se tem do seu empreendimento.

O que são os indicadores financeiros e contábeis e qual sua importância? 

Os indicadores financeiros e contábeis dizem respeito a uma série de dados que são recolhidos e analisados pela empresa para avaliar o seu desempenho tanto no que diz respeito às suas finanças e também a sua contabilidade.

Eles também são conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores-Chave de Desempenho. Assim, eles são critérios de avaliação para que sua empresa saiba como atingir seus objetivos de forma saudável. 

Além disso, permitem fazer a avaliação de como sua empresa está se desempenhando bem em aspectos como vendas, eficiência financeira, receita e até mesmo em suas estratégias de posicionamento de mercado. 

Os indicadores financeiros e contábeis do seu negócio são estruturados e analisados a partir da coleta de dados de documentos importantes como o Balanço Patrimonial, e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). 

Assim, utilizar-se desses indicadores para o seu negócio faz com que antes de decidir, você saiba se a sua empresa está com resultados positivos ou negativos. 

Continue a leitura: Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática!

Quais são os principais indicadores financeiros e contábeis para o negócio?

Para a definição e análise dos principais indicadores financeiros e contábeis devem ser feitos uma série de análises e cálculos complexos para que eles sejam precisos. 

Dessa forma, o suporte de um profissional especializado é fundamental para que se tenha os resultados precisos, melhorando o processo de tomada de decisão. 

Um erro comum de ser cometido é achar que esses indicadores dizem respeito apenas ao lucro ou à receita. No entanto, esses indicadores podem medir: 

  • Rentabilidade;
  • Estrutura de capital;
  • Liquidez;
  • Atividade.

Todos esses dados quando analisados de forma conjunta apresentam ao gestor uma visão ampla de como o negócio está desempenhando em diversas frentes. 

Por isso, veja a seguir os principais indicadores financeiros e contábeis para as empresas. 

Margem de lucro

A margem de lucro é um dos indicadores mais importantes para qualquer negócio. Afinal, é o desejo de todo empreendedor obter o maior lucro possível a partir de suas atividades. 

Nesse sentido, esse indicador financeiro apresenta a taxa necessária para que o empreendedor consiga lucrar a cada venda. 

Assim, esse cálculo afeta diretamente a sua precificação, e que por consequência também afeta a aderência do público a sua mercadoria e serviço. Existe a margem de lucro líquida e a margem de lucro bruto. 

Retorno sobre Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento diz respeito o quanto de receita um negócio gera partindo de um determinados investimentos em diferentes aspectos do seu negócio.

Assim, é interessante calcular a efetividade de ações de marketing, publicidade e eventos. Ao fazer isso o empresário consegue estruturar melhor os seus canais e ações de venda, potencializando o seu faturamento. 

Índice de Liquidez

O índice de liquidez é um importante indicador contábil que mostra se a empresa consegue liquidar as suas obrigações. 

Nesse contexto, é um importante indicador para a análise de crédito, pois calcula a capacidade de pagamento da empresa a partir de uma relação entre os seus ativos e os seus passivos. 

Para chegar ao índice de liquidez do seu negócio é preciso analisar as informações presentes no balanço patrimonial da empresa. Assim, é necessário investir na produção desse documento, para que os dados estejam sempre em dia com a realidade empresarial.

Dessa forma, saber o seu índice de liquidez aumenta suas chances de obtenção de créditos em bancos para aporte em seu crescimento, e também para se tornar mais atraente para investidores.

Como você pôde observar ao longo deste artigo, os indicadores financeiros e contábeis de uma empresa são cruciais para que se tenha uma gestão assertiva e voltada para o crescimento. No entanto, sua elaboração deve ser feita por profissionais especializados.

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com o suporte da W3 Contabilidade!

Agora que você conhece mais sobre os indicadores financeiros e contábeis, conte com a W3 Contabilidade!

Somos um escritório contábil que oferece serviços de qualidade há 35 anos. Em nossa caminhada, utilizamos sempre as tecnologias e metodologias mais modernas presentes no mercado, mas sem deixar de lado um atendimento 100% humanizado.

Entre em contato e conheça nossas soluções! Se gostou do conteúdo e deseja ler mais sobre contabilidade e gestão, acesse nosso blog e nossas redes sociais.

Leia mais: Markup: o que é, importância e como calcular.