Skip to content

Redução de impostos para clínicas médicas: conheça o papel da contabilidade

reducao-de-impostos-para-clinicas-medicas

Hoje, o Brasil é um dos países que mais cobram tributos da sua empresa, perdendo apenas para Malta nesse sentido.

Naturalmente, é possível afirmar que essa é uma das maiores preocupações de empresários e gestores de empreendimentos. Isso porque, o valor dos tributos pagos por essas empresas podem atrapalhar a gestão e a saúde financeira desses empreendimentos.

Por essa razão, esses profissionais estão sempre em busca de diminuir a incidência de impostos que recaem sobre os seus empreendimentos. Isso pode ser crucial para a sua sustentabilidade, evitando inadimplência e problemas financeiros.

Uma das principais estratégias adotadas por profissionais é a utilização de um planejamento tributário. No entanto, essa é uma estratégia que só pode dar certo com o suporte de uma contabilidade. 

Deseja saber como funciona a redução de impostos para clínicas médicas? Leia esse artigo com atenção e descubra tudo sobre o assunto.

Tenha uma boa leitura!

O que é um planejamento tributário?

Como já foi falado, um planejamento tributário é determinante para a redução de impostos para clínicas médicas. Mas afinal, no que consiste essa estratégia? 

Também conhecido como elisão fiscal, essa estratégia tem como principal objetivo, analisar, controlar e planejar os tributos de uma clínica médica. Além disso, ela cumpre o importante papel de diminuir a carga de impostos que incidem sobre a empresa. 

Porém, é preciso cuidado. É comum que gestores e empresários confundam elisão, com evasão fiscal. A evasão, nada mais é do que o não-pagamento dos tributos, esse é um crime que tem fortes sanções, que vão desde multa até detenção. 

Ao contrário disso, a elisão fiscal busca a redução de impostos para clínicas médicas, por meio completamente legais. Por se tratar de uma metodologia que necessita de assertividade e segurança, é muito importante que você tenha o suporte de um profissional especializado.

Um profissional contábil tem a expertise necessária para avaliar suas finanças e seus processos para que ele consiga indicar o melhor caminho para o seu empreendimento. 

Por isso, veja a seguir como essa estratégia é feita e qual o papel do contador nesse importante processo. 

Leia mais: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

Como é feita a redução de impostos para clínicas médicas?

A redução de impostos para clínicas médicas é muito importante para o financeiro de um negócio. Com isso, o papel de uma contabilidade nesse processo fica claro, tomar as melhores decisões para conseguir desonerar a empresa. 

Com isso, após um aprofundado estudo, uma contabilidade implementa algumas diretrizes e ações que irão diminuir e controlar os custos tributários de uma clínica. 

Enquadramento no CNAE

É papel do contador entender quais são os maiores fatores geradores de impostos em uma empresa. Com isso, a análise do CNAE da empresa, se coloca como uma das mais importantes análises para qualquer negócio que deseja diminuir a sua carga de impostos. 

O CNAE é sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, esse é um código utilizado para identificar as atividades econômicas de um negócio. Essa classificação afeta diretamente a incidência de impostos na empresa, uma vez que existem alguns impostos específicos para algumas atividades. 

Escolha do regime tributário

Outra forma de trabalhar na redução de impostos para clínicas médicas  é o enquadramento tributário. 

Os regimes tributários são um conjunto de regras que colocam como o recolhimento de tributos é feito em uma empresa, e suas alíquotas. Assim, o enquadramento tributário incorreto pode levar ao pagamento de tributos mais altos que o necessário. 

Nesse sentido, são regimes tributários passíveis de enquadramento:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Calendário de pagamento de tributos

Uma das maiores causas de inadimplência de tributos está no esquecimento. Assim, uma outra forma que uma contabilidade trabalha para a redução de impostos em clínica médica, está no estabelecimento de uma calendário de pagamento de tributos.

Assim, o profissional irá montar um calendário de pagamento de tributos, colocando todos os impostos a serem pagos e suas datas. Isso será fundamental para ter uma maior organização, além de permitir uma economia que faça com que seja possível investir em outros setores do negócio. 

Como você pôde observar, uma contabilidade é fundamental para que uma empresa consiga ter um planejamento tributário assertivo. Por isso, escolha uma empresa de confiança para auxiliar a sua organização. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com o suporte da W3 Contabilidade!

Agora que você já sabe como funciona a redução de impostos para clínicas médicas, conte com a W3 Contabilidade para te ajudar com essa economia. 

Com mais de 35 anos de experiência possuímos a expertise necessária para lhe auxiliar com o planejamento tributário de forma a garantir que você economize e consiga investir no crescimento do seu estabelecimento de saúde. 

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog e saiba mais sobre empreendedorismo e gestão e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Leia mais: Quando um médico deve emitir nota fiscal? Conheça o passo a passo.