Skip to content

Regularização de empresas em Vitória-ES: entenda a importância e como fazer

regularizacao-empresa-vitoria

A cidade de Vitória-ES se apresenta como o segundo PIB per capita. Nesse sentido, o município mostra-se como um bom lugar para investir em um negócio.

Porém, é preciso cuidado, pois todos os procedimentos de abertura devem ser feitos da forma correta para que ela esteja regularizada. O processo de regularização de empresas em Vitória-ES causa confusão tanto quanto em quem está abrindo um negócio, como também em quem já possui uma empresa, mas está em busca de colocá-la nos conformes da lei.

Regularizar a empresa é importante não apenas para evitar problemas com a justiça, mas também abre um leque de oportunidades e benefícios para os empresários que o fazem. 

Para fazer com que você entenda melhor esse processo, a importância e como fazer a regularização de empresas em Vitória-ES, preparamos este artigo para você. Já adiantamos que vai muito além de abrir um CNPJ.

Tenha uma boa leitura!

O que é a regularização de empresas?

A regularização de empresas em Vitória, ou em qualquer lugar do Brasil, se refere aos diversos procedimentos que uma empresa deve realizar para que o seu negócio fique em dia junto a Receita Federal. 

Um procedimento de regularização mais conhecido é a constituição de CNPJ. No entanto, existem outros procedimento tão importantes quanto, como:

  • Registro na Junta Comercial e na Receita Federal;
  • Pagamento de impostos; 
  • Obtenção de alvarás;
  • Laudo da vigilância sanitária;
  • Escolha do regime tributário.

É comum que empresários utilizem a alta taxa de impostos da legislação brasileira, como desculpa para se manterem na informalidade. Isso pode até trazer uma economia a curto prazo, no entanto, é impossível isso se sustentar. 

Sobretudo, porque ao se manter na irregularidade, a empresa fecha muitas portas que podem levar ao seu crescimento. Além disso, é possível que a empresa seja interditada a qualquer momento, botando tudo a perder. Ela também traz outros benefícios como:

  • Garante o direito de contratar funcionários com carteira assinada e benefícios;
  • Concede o direito à previdência social;
  • Seu CNPJ fica regular;
  • Permite a obtenção de crédito;
  • Possibilita a emissão de notas fiscais. 

Assim, seu negócio tem muito mais espaço para crescer. Além de passar mais credibilidade devido a emissão de nota fiscais que garantem direitos para o consumidor. 

Agora que você já sabe da importância de regularizar sua empresa em Vitória, pode estar se perguntando como é feito esse processo. Continue nesse artigo e descubra!

Continue a leitura: Contabilidade como parceira na gestão de negócios

Como regularizar sua empresa em Vitória? 

Deixar uma empresa regular é um processo burocrático. Por isso, já vale ressaltar que para tudo fique mais simples e fluído a contratação de uma empresa de contabilidade especializada se faz necessária. 

Isso porque, o profissional contábil já está acostumado a lidar com todos os trâmites obrigatórios para regularização de empresas em Vitória-ES. 

Confira a seguir os processos para deixar sua empresa em ordem com a legislação: 

Escolha da natureza jurídica e inscrição na Junta Comercial

O primeiro passo é definir qual será a natureza jurídica (ou tipo societário) do negócio. Isso irá depender de alguns fatores como, o número de sócios, capital social, porte da empresa. 

A escolha do tipo societário é fundamental, uma vez que ela define quais serão os direitos e obrigações do empresário. Por isso, é preciso ser estratégico nessa escolha. Existem diversos tipos de empresas que podem ser abertas, como:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Unipessoal Limitada (SLU);
  • Empresa Individual;
  • Sociedade Simples  (SS);
  • Sociedade Empresarial Limitada (LTDA).

Depois de escolhido, é preciso elaborar um contrato social, e levá-lo para o Registro na Junta Comercial do Estado do Espírito Santos. 

Apenas com o aval da Junta que uma empresa começa a existir legalmente. Para se registrar na junta comercial será preciso levar o contrato social, um requerimento, a Ficha de Cadastro Nacional e o documento de identificação dos sócios.

Obtenção do CNPJ

Com o aval da Junta Comercial, você estará apto a solicitar um CNPJ. Que nada mais é do que um documento como CPF mas que cadastra a sua empresa. 

Esse será o número que será utilizado em todos os documentos da empresa, e pode ser solicitado pelo Portal Redesim

Enquadramento tributário

Para que uma empresa esteja regularizada em Vitória é necessário pagar os tributos e impostos que incidem sobre ela. O que definirá como será o recolhimento e suas alíquotas é o regime tributário. Hoje é possível escolher entre três regimes: 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido.
  • Lucro Real.

Cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Novamente, a figura do contador será fundamental para auxiliar nessa escolha. Ele será o responsável por analisar as finanças do negócio a fim de definir qual será o mais vantajoso para o seu negócio.

Registros e alvarás

Com tudo pronto o próximo passo para quem deseja realizar o processo de regularização de empresas em Vitória-ES são uma série de registros e alvarás que devem ser retirados. 

Nesse caso, será preciso realizar a inscrição do município de Vitória, que permitirá emitir um alvará de funcionamento e alguns tributos específicos. Para que seja possível emitir notas fiscais, é preciso realizar uma Inscrição Estadual. 

Além disso, será necessário ter o aval da vigilância sanitária e do Corpo de Bombeiros para que tudo esteja em ordem. 

Como você pôde ver, regularizar uma empresa pode ser bem trabalhoso e burocrático. Porém, nem tudo precisa ser difícil, tendo um contabilidade ao seu lado todo o processo fica mais simples. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com o suporte da W3 Contabilidade para regularizar a sua empresa! 

Se você deseja realizar o processo de regularização de empresas em Vitória-ES  e não sabe onde fazer, conheça a W3 Contabilidade!  

Somos uma contabilidade em Vitória com mais de 35 anos no mercado, e que apesar de ser fundamentada na tecnologia, também preza pela aproximação com nossos clientes e um atendimento humanizado. 

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções!

Gostou do artigo? Não se esqueça de acessar nosso blog para ler mais textos de empreendedorismo e gestão, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Leia também: Abertura de CNPJ para profissionais liberais: entenda a importância e o passo a passo.