Skip to content

Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática!

valuation-para-pequenas-empresas

Hoje no Brasil,  99% das empresas em atividade são micros e pequenas, somando mais de 20 milhões de empreendimentos desse tipo. Logo, é possível afirmar que o mercado é bastante acirrado. 

Nesse contexto, para se destacar no mercado, é preciso que o empresário se ancore em metodologias de gestão e administração que permitam que ele seja mais assertivo em suas decisões. 

Uma das principais maneiras de fazer isso é pelo conhecimento de técnicas contábeis, como o cálculo de valuation para pequenas empresas

Mas afinal, o que é valuation? Para te ajudar a entender mais a respeito desse importante cálculo para o negócio e como fazer na prática, preparamos esse artigo, por isso, leia-o atenciosamente.

Tenha uma boa leitura!

O que é valuation?

O termo valuation, significa “avaliação de empresas”, ou seja, ele é um cálculo feito para chegar ao valor de um negócio.

Esse importante cálculo leva em consideração não apenas o que o negócio vale no presente, mas também sua capacidade de crescimento para o futuro. 

Além disso, o valor percebido por investidores e consumidores também influenciam o valuation para pequenas empresas. Ou seja, ele não leva apenas o valor do produto ou serviço em si, mas também a posição da marca no mercado. 

A partir do valuation é possível identificar a saúde financeira e contábil da empresa, além de ser possível perceber se ela conseguirá se manter a longo prazo. 

É comum que empresários acreditem que o valuation para pequenas empresas serve apenas para saber o valor de venda da empresa. 

No entanto, ao utilizar dessa metodologia, o empreendedor terá um conhecimento profundo a respeito de sua própria empresa e sabendo, se ela será viável a longo prazo, por exemplo. E dessa maneira, tomar atitudes para melhorar os seus resultados. 

Agora que você já sabe o que é a avaliação de empresas continue nesse artigo e descubra o que impacta diretamente no cálculo de valuation.

Leia mais: Gestão de folha de pagamento: entenda a importância.

O que impacta o cálculo de valuation? 

Mesmo que o empresário não tenha o desejo de vender a sua empresa, seu foco sempre será o crescimento. 

Nesse sentido, o valuation para pequenas empresas pode fazer com que a empresa seja mais interessante para investidores, dessa forma, conseguindo capital para potencializar suas atividades. 

Existem uma série de fatores que impactam o valor da sua empresa. Por essa razão, para que o empresário aumente o valuation do negócio, será preciso prestar atenção em cada um desses aspectos, como: 

  • Lucratividade;
  • Crescimento;
  • Independência dos ativos;
  • Controle dos passivos;
  • Carteira de clientes; 
  • Força de marca;
  • Tempo de negócio.

Com isso em mente, será possível ter uma gestão em que será possível aumentar o seu valuation. Nesse ponto do artigo você pode estar se perguntando: como é feito o valuation para pequenas empresas? Continue nesse artigo e descubra.

Como fazer o valuation para pequenas empresas?

O cálculo de valuation pode ser feito a partir de diferentes parâmetros de uma empresa para chegar no seu resultado. Portanto, é preciso levar em consideração as metas da empresa para definir qual o método de avaliação mais preciso. 

Por isso, veja a seguir os três principais métodos de valuation para pequenas empresas:

Fluxo de Caixa descontado (FCD)

Esse cálculo de valuation para pequenas empresas irá calcular o valor do negócio, a partir da previsão dos fluxos de caixa, geralmente dos próximos 5 anos.

Ou seja, essa metodologia, calcula o quanto a empresa vale por meio de sua capacidade de gerar liquidez ao longo do tempo. Para isso é utilizado o conceito time value of money. Para isso, existem três parâmetros utilizados: 

  • Investimentos em Ativos Operacionais;
  • Custo de Capital;
  • Riscos do empreendimento.

Esse é um método bastante utilizado para diversos tipos de empresas, no entanto, não deve ser utilizado por startups, já que o seu modelo de negócio não possibilita que se façam projeções precisas.

Múltiplos de Mercado

A metodologia de valuation para pequenas empresas por múltiplos de mercado, faz uma análise do desempenho de empresas de porte e atividade econômica similares a sua para chegar ao seu valor.

Vale ressaltar que o valor dessas outras empresas é calculado a partir de alguns aspectos, como lucro e faturamento

Valor patrimonial

Por fim, também é possível fazer uma análise levando em consideração o valor do patrimônio da empresa. 

Isso é feito a partir de uma soma dos ativos circulantes e não circulantes do negócio. Um ativo circulante são os bens da empresa, que pode ser convertido em capital em curto prazo, como: estoques, mercadorias, aplicações financeiras.

Por outro lado, um ativo não circulante é o que não pode ser convertido em capital de curto prazo, apenas em longo e médio prazo, como propriedades intelectuais ou imóveis.

Após o resultado, você terá que subtrair o valor dos ativos circulantes, dos não circulantes. O resultado deste cálculo será o valuation da sua empresa.

Como você pôde observar, o cálculo para avaliação de empresa é importante não apenas para determinar o seu valor de venda para o mercado, mas também para oferecer um conhecimento aprofundado do seu negócio. 

Para que o cálculo seja preciso, conte com o suporte de uma contabilidade de confiança para evitar erros. 

https://w3contabilidade.com.br/contato/

Conte com o suporte da W3 Contabilidade!

Para realizar o cálculo de valuation para pequenas empresas o suporte de uma contabilidade é indispensável. 

Isso porque muitas vezes o empresário que possui uma empresa desse porte, precisa lidar com muitas questões ao mesmo tempo, e por essa razão, não dispõe do tempo necessário para essa análise detida. 

Por isso, conte com o suporte da W3 Contabilidade! Somos uma contabilidade estabelecida em Vitória-ES, com 35 anos de experiência no mercado. 

Nosso foco é oferecer um atendimento personalizado e humanizado, mas sem deixar de lado as vantagens oferecidas pela tecnologia.

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e conheça nossas redes sociais para mais textos como esse.

Continue a leitura: Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?