Skip to content

O empreendedorismo no Brasil está em elevada alta, principalmente agora em tempos de crise, como a que estamos passando nesse momento em função da pandemia do novo coronavírus.

Os registros de empresas estão crescendo muito, mas esse processo de abertura deve ser desenvolvido com alguns cuidados. Nesse artigo iremos abordar alguns desses cuidados e como é desenvolvido esse processo na prática.

A W3 Contabilidade é um escritório que atua no mercado capixaba a mais de 35 anos e está altamente habilitada para lhe auxiliar nesse processo.

Todo processo de abertura de empresa envolve tempo necessário para o seu desenvolvimento, conhecimento nos detalhes para que não seja necessária a realizações de alterações contratuais e principalmente o pagamento de novas taxas processuais.

Antes de iniciar propriamente o processo de abertura da empresa, o ideal é que empreendedor tenha feito o “plano de negócio”.

Esse estudo irá abordar as atividades desenvolvidas, o melhor local para desenvolve-las, se há público (clientes) em potencial nesse local, volume financeiro necessários para a implantação e manutenção do negócio e diversas outras informações. Infelizmente não são todos os empreendedores que fazem esse plano de negócio e ai entra a expertise da W3 Contabilidade em auxilia-lo no processo de abertura da sua empresa.

Levantamento de dados e informações para o processo de abertura da empresa

Nesse momento, nosso time do departamento de legalização e registro de empresas entra em cena e elabora em conjunto com o nosso novo cliente empreendedor uma série de respostas aos questionários que elaboramos para que possamos definir a melhor forma de constituição da sua empresa. Nessa fase inicial definimos em conjunto com o cliente algumas particularidades da empresa, como por exemplo:

  • O tipo de empresa: Empresário Individual, Sociedade Limitada, Sociedade Simples, Eireli, etc.
  • A razão social da empresa;
  • O valor do capital social da empresa;
  • A forma de administração (quais sócios irão administrar a empresa e o que cada sócio irá desenvolver);
  • Forma de distribuição de lucros entre os sócios;

O pedido de viabilidade

Ultrapassada esse momento inicial nosso time irá iniciar o processo de abertura da sua empresa. A primeira atividade à ser desenvolvida é o pedido de viabilidade perante a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo. Nesse pedido de viabilidade serão inseridas todas as particularidades que foram objeto de análise conjunta entre o time do departamento de legalização e o cliente. Importante ressaltar que todo registro de empresa é vinculado ao número da inscrição do ITPU do imóvel onde será a sede da empresa. Essa vinculação facilitou muito a vida dos empreendedores, uma vez que, unificou diversos processos que antes eram feitos em separado e de forma sucessiva.

O registro dos documentos

Após o deferimento do pedido de viabilidade, elaboramos a minuta do contrato social e apresentamos ao(s) sócio(s) para que possam aprovar e encaminhamos ao registro na Junta Comercial.

Hoje quando concluímos o processo de registro da empresa, o que normalmente demora entre cinco e sete dias no máximo, o cliente já possui o numero de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), numero de inscrição municipal, numero de inscrição estadual (caso exerça atividade industrial ou comercial).

Da obtenção dos Alvarás

Algumas atividades empresariais desenvolvidas pelas empresas exigem o licenciamento ou a obtenção de alguns alvarás perante o Corpo de Bombeiros, Alvará de Localização e Funcionamento, Alvará Sanitário, Alvará de Publicidade, entre outros.

A obtenção desses alvarás é uma etapa posterior ao processo de registro do contrato social, mas de grande importância para as empresas. A falta desses alvarás, quando obrigatórios para a empresa, as sujeitam ao pagamento de multas significativas, cujos valores superam a casa dos R$ 300,00 (Trezentos Reais).

Procedimentos após o registro da empresa

Concluído o processo de registro da empresa o empresário já está apto a desenvolver suas atividades, emitir suas notas fiscais, realizar a compra de insumos, mercadorias e produtos, em fim, praticar o empreendedorismo em sua forma plena.

A W3 Contabilidade nesse momento continuará lhe auxiliando para que esse desenvolvimento empresarial ocorra da melhor forma possível, aplicando os princípios básicos da contabilidade e da gestão financeira para que seu negócio perpetue e passe com tranquilidade por quaisquer momentos de instabilidade.

Consulte a W3 Contabilidade

O processo de abertura de empresa pode ser muito complicado quando o empresário não tem muita experiência nesse assunto.

Se tiver mais alguma dúvida em relação a esse assunto entre agora mesmo em contato conosco.

A W3 Contabilidade tem grande experiência no processo de abertura de empresas e trabalhar com quem tem toda essa expertise será um diferencial para você e para sua empresa.