Como abrir CNPJ para dentistas em Vitória-ES

Abrir CNPJ para dentistas em Vitória (ES) é interessante para quem deseja atuar de forma regularizada, emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios tributários. 

A W3 Contabilidade tem mais de 30 anos de experiência atendendo profissionais da saúde em Vitória e região e vamos ajudar você a entender como abrir sua empresa pagando menos impostos.

Benefícios de abrir empresa para dentistas

Com um CNPJ, o dentista pode emitir notas fiscais, aumentar a credibilidade do seu consultório e acessar melhores condições de crédito junto a bancos.

Além disso, a formalização permite a escolha do regime tributário mais vantajoso, o que reduz a carga tributária e traz mais economia. 

Também possibilita a contratação de funcionários, como recepcionistas e auxiliares, de maneira regular e dentro das normas trabalhistas.

Outro benefício é a possibilidade de parcerias com convênios odontológicos e planos de saúde, ampliando a carteira de pacientes.  

Quais documentos são necessários para registrar um consultório odontológico?

Para abrir CNPJ para dentistas em Vitória, é necessário reunir alguns documentos para formalizar o consultório odontológico. 

Confira, abaixo, a lista que separamos:

  • Documento de identidade (RG e CPF) do responsável;
  • Comprovante de residência atualizado dos sócios;
  • Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO-ES);.
  • Capa do IPTU onde o consultório irá funcionar;
  • Certificado digital;
  • Senha GOV;
  • Dentre outros.

Como abrir CNPJ para dentista em Vitória passo a passo

O processo de abertura de CNPJ para dentistas em Vitória é simplificado com a ajuda de uma contabilidade. 

Confira, abaixo, as principais etapas:

  1. Reunião de diagnóstico com uma Contabilidade — Essa é a principal etapa, em que vai ser definida a escolha dos CNAEs e a melhor estratégia tributária para o seu consultório.
  2. Definir o tipo de empresa – A maioria dos dentistas opta por uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), que oferece uma proteção ao patrimônio pessoal.
  3. Elaborar o contrato social – Esse documento determina as responsabilidades de cada sócio e é fundamental para dar segurança ao seu negócio;
  4. Escolher o regime tributário – A definição do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real depende do faturamento e do perfil do profissional.
  5. Registro na Junta Comercial e Receita Federal – Etapas necessárias para a obtenção do CNPJ.
  6. Inscrição Municipal – O consultório precisa ser registrado na Prefeitura de Vitória para emitir notas fiscais.
  7. Obtenção do alvará de funcionamento – É necessário um alvará da Vigilância Sanitária e da Prefeitura de Vitória-ES.
  8. Registro da empresa no CRO-ES – Além de ter o seu registro como profissional no CRO-ES, você precisa também registrar o CNPJ da sua empresa.
  9. Abertura de conta bancária PJ – Facilita a separação das finanças pessoais e empresariais.

Leia mais: Como contratar uma Contabilidade para dentistas em Vitória-ES

Qual o melhor regime tributário para dentistas pessoa jurídica?

A escolha do regime tributário é um dos fatores mais importantes ao abrir um CNPJ, pois influenciará diretamente nos impostos pagos.

De um modo geral, existem essas três opções:

  1. Simples Nacional – Indicado para consultórios com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. A tributação é reduzida dependendo do fator R, que considera a relação entre a folha de pagamento e o faturamento.
  2. Lucro Presumido – É vantajoso para consultórios com lucro elevado, pois a tributação é baseada em uma margem de lucro fixa determinada pelo governo.
  3. Lucro Real – Indicado para grandes consultórios odontológicos, onde os impostos são calculados sobre o lucro efetivo.

É fundamental contar com a assessoria tributária de uma Contabilidade especializada em profissionais da saúde em Vitória-ES para saber qual o melhor regime tributário para seu caso específico.

Como funciona a tributação para dentistas no Simples Nacional?

O Simples Nacional é uma das opções tributárias mais vantajosas para dentistas, pois unifica impostos em uma única guia e pode reduzir a carga tributária. 

No entanto, a alíquota exata depende do fator R, que considera a relação entre folha de pagamento e faturamento.

  • Se a folha de pagamento representar pelo menos 28% do faturamento, o consultório é tributado pela Tabela III, com alíquotas a partir de 6%.
  • Se o percentual for menor que 28%, o consultório é enquadrado na Tabela V, com alíquotas a partir de 15,5%.

Por isso, é fundamental ter o suporte de uma Contabilidade que entenda a fundo a realidade dos profissionais da saúde, para definir a melhor estratégia tributária.

É necessário ter alvará sanitário para atuar como dentista com CNPJ?

Sim, para atuar legalmente com um consultório odontológico em Vitória, é necessário obter o alvará de funcionamento da Prefeitura e licença da Vigilância Sanitária.

O alvará de funcionamento comprova que o local atende às normas municipais e opera sem riscos para os pacientes. 

Enquanto isso, a licença sanitária é exigida para certificar que o espaço cumpre os padrões de higiene e biossegurança determinados pelos órgãos reguladores.

Como a W3 Contabilidade ajuda a abrir CNPJ para dentistas em Vitória e região com a menor tributaçaõ

Se você deseja abrir seu CNPJ para dentista em Vitória, a W3 Contabilidade está aqui para te auxiliar em todos os processos.

A W3 é um escritório de Contabilidade em Vitória com mais de três décadas de experiência ajudando dentistas e outros profissionais da saúde a abrir sua empresa e reduzir ao máximo a tributação. 

Oferecemos suporte completo para abertura de empresas, planejamento tributário e recuperação de impostos.

Entre em contato e solicite um orçamento personalizado para a abertura e gestão contábil do seu consultório.

Compartilhe:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *