Skip to content

Ter uma contabilidade interna ou externa?

W3 Contabilidade

Essa é uma questão frequente entre os empreendedores, será que vale mais a pena ter um contador interno ou contratar uma contabilidade externa?

Qual será o melhor caminho, o mais eficiente, com menos custos?

E a nossa  resposta a essa dúvida é… depende!

Há inúmeros fatores que levam a decisão de ter uma equipe interna de contabilidade ou terceirizar esses serviços.

Embora a maior parte das empresas opte pela terceirização, é válido verificar se ter essa expertise dentro da sua empresa pode fazer sentido.

Apesar de sermos uma contabilidade externa, com atendimento online e presencial, aqui na W3 Contabilidade sempre vamos prezar por apresentar a melhor solução para o seu caso! 

Dessa forma, é bem importante avaliar diversos fatores.

Vamos elencar nesse artigo alguns deles para que você possa tomar sua decisão com segurança!

Quem precisa de contador?

Pessoas Físicas podem precisar do apoio de uma contabilidade apenas de forma esporádica, como por exemplo, no período de entrega de declaração de imposto de renda.

Porém, as Pessoas Jurídicas (empresas) não contam com essa possibilidade. 

Elas precisam ter um contador para auxiliar suas operações financeiras e tributárias.

E não estamos dizendo isso porque somos uma empresa de contabilidade!

Com exceção do MEI, que a princípio não terá necessidade alguma do contador, os demais regimes tributários não contam com a mesma possibilidade.

Essa necessidade faz parte do Novo Código Civil Lei 10.406/2002 art. 1.179

O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Isso significa que a escrituração contábil da empresa deve ficar sob a responsabilidade de um contador legalmente habilitado, com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Dessa maneira, se a sua empresa não tem expertise em contabilidade, nem um contador habilitado, é importante que ela faça a contratação de um, seja interno ou externo.

Vantagens da contabilidade Interna

Existem algumas vantagens em ter uma contabilidade interna, especialmente se você é uma grande empresa.

A contabilidade realiza tantos processos, que pode ser que apenas um contador não consiga executar todos eles.

Os serviços da contabilidade passam desde o pagamentos das taxas mensais, entrega de obrigações acessórias, quanto pela elaboração da folha de pagamento, entre outros.

Uma das vantagens mais relevantes está no atendimento exclusivo, pois sua equipe estará permanentemente à sua disposição.

Isso significa também, que pode ser que em algum momento, ela fique ociosa.

Por isso, é bastante recomendável que sua empresa já tenha uma grande escala e inúmeros processos.

Vantagens da Contabilidade Externa

Diferente da contabilidade interna, onde o contador lida apenas com a sua empresa, a contabilidade externa costuma atuar em diversos segmentos.

Apesar de não parecer, isso na verdade é uma grande vantagem, pois o contador está constantemente se atualizando e conhece os bastidores de vários tipos de negócios.

Isso pode se traduzir em benefícios para você, pois esse conhecimento pode ser aplicado ao seu negócio também.

Além disso, uma contabilidade externa vai te ajudar a reduzir custos com encargos trabalhistas, pois você não terá a necessidade de manter uma equipe fixa na sua folha de pagamento.

Também é possível reduzir despesas com a contratação de serviços para estrutura contábil, afinal a contabilidade externa já mantém custos como software específicos para realizar os processos contábeis.

E mesmo que a contabilidade externa tenha outros clientes, de modo geral, ela se especializou no seu segmento, o que significa que ela irá apresentar uma bagagem técnica e teórica bem ampla do seu segmento.

Em resumo, uma contabilidade externa pode se traduzir em redução de custos, ganho de produtividade, atualização constante, melhor estrutura de serviços e mais segurança para a sua empresa.

Se você precisa manter uma equipe enxuta, quer reduzir custos e ganhar eficiência, isso pode ser obtido através de uma contabilidade externa, como é o caso da W3 Contabilidade!

Assim, é importante que você analise com calma as vantagens e desvantagens de cada modalidade e faça sua escolha de maneira assertiva!

Conheça a W3 Contabilidade

A W3 Contabilidade está no mercado há mais de 30 anos. 

Nosso foco é gerar o maior valor possível para nossos clientes.

Conosco, você pode ficar seguro e tranquilo de que todos os seus processos serão realizados de maneira correta, dentro dos prazos e garantindo o maior número de vantagens pra você!

Somos especialistas nisso!

Nosso atendimento pode ser feito online, pois também somos uma contabilidade digital, ou presencial na nossa sede em Vitória – ES.

Se você decidiu-se por terceirizar a sua contabilidade, ou seja, ter uma contabilidade externa, conheça nossos serviços!

Basta clicar aqui e agendar a sua reunião!